Rudimentos: Pratique o Single Stroke Four e aprenda a tocar como seus grandes ídolos

Postado em: Dicas, Ritmos

Quem já toca bateria há algum tempo e quer melhorar a performance e tirar músicas de grandes artistas do rock precisa conhecer o Single Stroke Four, um dos rudimentos mais importantes do ritmo que consagrou o instrumento.

Pratique o Single Stroke Four e aprenda a tocar como seus grandes ídolos

Se você começou seus estudos agora e está aprendendo sobre bateria e ainda não sabe o que são os rudimentos eu explico: os rudimentos são combinações tocadas em sequência, toques definidos que devem ser praticados para melhorar a técnica e a prática do músico. Eles podem ser lidos em uma partitura, com a indicação das mãos e das sequências, ou podem ser reproduzidos de acordo com o som, caso você não leia partituras musicais.

Exercite para melhorar a prática

Existe uma organização internacional que estimula o estudo e a prática da bateria, é a  Percussive Arts Society – PAS, com objetivo de desenvolver músicos cada vez melhores essa entidade reuniu uma série de 40 rudimentos, exercícios que ao serem executados com frequência melhoram a técnica do baterista. Esses rudimentos estão divididos em categorias e o Single Stroke Four está entre eles.

Single Stroke Four

O fundamento é aplicado com quatro toques alternados, que depois de treinados podem ser aplicados de formas diferentes, mais rápidos ou lentos, em partes diferentes da bateria, cada um oferecendo uma musicalidade diferente, o importante é tocar as quatro notas de maneira clara e marcante, com movimentos relaxados e usando a técnica a ser favor.

Não tem nenhuma forma melhor para explicar do que mostrando como fazer, para entender o Single Stroke Four e começar a fazer as viradas que você deseja, assista o vídeo que gravei mostrando os detalhes da técnica:

Clique aqui e confira o vídeo ensinando essa técnica.

Você Baterista

Estudando sobre os rudimentos e praticando você não vai mais só admirar os melhores bateristas do mundo, você vai conseguir tocar como eles. E se você ainda está começando, mas deseja se tornar um grande baterista aproveite para iniciar com a gente o curso que vai te dar conhecimento e ensinar técnicas com aulas totalmente práticas. O Você Baterista tem todas as aulas gravadas, apostilas com os conteúdos para você estudar e suporte integral, são mais de 80 aulas. Quer saber mais? Clique aqui e confira! 

Novas turmas abertas Voce Baterista curso online de bateria