Ritmo: Aprenda teoria musical e execute viradas marcantes na bateria

Postado em: Bateria, Cursos, Dicas, Ritmos

Quer ser um bom baterista? O melhor baterista? Então você precisa ser criativo ao tocar, criar suas próprias viradas, praticar os rudimentos básicos até que eles se tornem parte da sua música naturalmente. Tocar bateria não é só conseguir combinar o movimento dos braços e pernas e tirar um som, o instrumento é fundamental para o ritmo de uma banda e você tem nas mãos o poder de conduzir uma boa música.

É nas viradas que a gente encontra a personalidade de cada baterista. Nela os tambores, bumbos e pratos são combinados para marcar a mudança de compasso e da dinâmica de um arranjo. Ela pode incrementar a música e aparecer como um ornamento da execução, por isso se torna uma marca registrada dos melhores bateristas.

Teoria musical sem medo

Se você é baterista já deve ter estudado técnicas e exercícios para fazer viradas clássicas, o objetivo é que cada baterista crie suas próprias viradas, isso vai deixar a música mais interessante e com a sua marca, quem já procurou exercícios sobre viradas para treinar deve ter se deparado com instruções de técnica musical como, por exemplo, fazer viradas em semicolcheia com um grupo de 6 notas. Se para você essa linguagem é algo assustador saiba que teoria musical não precisa causar medo, quando você entende os fundamentos de compasso, os pulsos e sabe ler as figuras musicais seu horizonte para as melodias é ampliado e seu conhecimento aprofundado.

Conhecer a teoria musical básica é um incremento para qualquer pessoa que faz música, desde quem toca até quem canta, por isso é tão importante. Estudando sobre ritmos e fundamentos você entende como a música é feita e passa a criar suas próprias melodias.

Alfabetização musical

E como aprender, ou aperfeiçoar, o conhecimento de teoria musical? Aplicando um método de alfabetização musical, isso mesmo, você pode aprender música da mesma forma que aprendeu a ler e escrever quando era criança. A primeira parte, que é ouvir, você já tem, agora precisa partir para a compreensão, leitura e escrita, até que se torne natural e te inspire ao ponto de ver outros bateristas tocando, entender o que eles fazem e reproduzindo da sua forma.

Se você quer ter esse nível de musicalidade conheça o curso Alfabetização Musical – Ritmo ao alcance de todos, entenda como funciona o método e comece hoje mesmo a praticar e aprender, um curso essencial para bateristas, guitarristas, pianistas e para todo mundo que ama música.