Quer aprender a tirar músicas de ouvido? Saiba os passos para fazer isso com qualidade

Postado em: Curiosidades, Dicas, Teoria Musical

Que atire a primeira palheta o músico que nunca desejou tirar uma música de ouvido. Você já passou por isso? Ver alguém tocando sem seguir nenhuma cifra e encantando quem está assistindo? Pode até parecer um dom que só ele tem, mas na verdade um músico que consegue ouvir e reproduzir a música naturalmente já estudou muito para isso.

Ter essa habilidade requer conhecimento teórico de campos harmônicos, padrões musicais, e acordes que só quem estuda teoria musical conquista. Por isso é tão importante entender as divisões rítmicas, independente do seu estilo musical e do instrumento que você toca, conhecer a base da música vai permitir que você assista um vídeo ou leia um livro e compreenda o que os outros músicos estão fazendo.

Eduque sua percepção musical

Se você toca há algum tempo, ou está começando, já percebeu que para evoluir musicalmente precisa se dedicar ao estudo da música e isso inclui realizar exercícios técnicos de repetição e conhecer a teoria a respeito das pulsações, divisões de tempos, figuras musicais e a compreensão das representações de som e pausas e tudo que aparece escrito em uma partitura.

A primeira vista ler uma música pode parecer complicado, de fato é, se você não entender o fundamento daquele conjunto de símbolos, mas é possível passar por um processo de alfabetização musical, em que será possível entender de forma simples e prática cada um dos elementos que fazem parte da música escrita.

A partir do momento em que você entende o que está tocando sua experiência com a música irá evoluir, por mais que seja natural tocar e entender os ritmos, se você acrescentar conhecimento teórico à sua prática vai ter muito mais segurança para  reproduzir e até criar grandes músicas.

Alfabetização musical

E, se para você, tocar de ouvido é um grande desejo, lembre que o primeiro passo é conhecer os fundamentos, estudar e depois partir para as experiências de interação com a música que o cerca. Se você ainda não teve a oportunidade de estudar teoria musical com um método eficiente conheça o Curso de Alfabetização Musical e comece hoje mesmo a aperfeiçoar ritmo musical. Nesse curso você recebe uma apostila com conteúdos detalhados e uma série de vídeo aulas e exercícios que vão mudar sua percepção sobre aprendizado e prática da teoria musical.

Clique aqui, acesse o site do curso, conheça a proposta e comece hoje mesmo sua capacitação musical.