Inesquecíveis: Os bateristas mais marcantes da música mundial

Postado em: Bateria, Curiosidades, História da Bateria

Elaborar listas com “os melhores” de qualquer segmento é um caminho para criar polêmica, mas falar sobre os mais marcantes, inesquecíveis e relevantes nomes da música é sempre um bom serviço.

Por isso nós reunimos um pouco da história de alguns bateristas que mais marcaram a música, principalmente o rock, nas últimas décadas. Esse registro serve para quem está começando a tocar ter referência de grandes nomes e conhecer mais sobre o estilo e a levada de cada um.

Ter boas referências é um dos passos para tocar melhor, aumentar o vocabulário musical e conhecer cada vez mais sobre a música. Confira a lista do Você Baterista:

Neil Peart

Energia e agilidade fazem parte das apresentações desse canadense, que além de músico é escritor. Neil Peart é integrante da banda Rush e para se tornar um dos bateristas mais importantes do mundo teve muita inspiração de grandes bandas do jazz. Quem já o viu tocar pessoalmente conta que o kit do músico é realmente impressionante, a composição da bateria tem grande volume e chama atenção, o que faz o talento ser ainda mais marcante.

 

John Bonham

Ele já ganhou o título de “Melhor baterista de todos os tempos” concedido pelos leitores da revista Rolling Stone. John Bonham, que já morreu, foi baterista do Led Zeppelin e seus solos são inesquecíveis. Durante os shows era possível ver o músico deixando as baquetas de lado para fazer seu som com as mãos, batucando seu instrumento e deixando sua marca na história.

 

Ringo Starr

Um showman de fato. Ringo Starr não foi apenas o Beatle baterista ele também canta e compõe. No auge do sucesso da banda inglesa colocou seu instrumento em destaque, elevando a bateria e fazendo com que todos pudessem ver sua performance. Isso fez com que suas criações e estilo próprio de tocar bateria fossem reconhecidos até hoje pela energia e vontade de tocar.

 

Ginger Baker

Um dos destaques do som feito por Ginger Baker é a técnica do bateristas, que já tocou em alguns grupos e ficou marcado por seu trabalho com a banda Cream, nos anos 70, uma das primeiras grandes bandas da história do rock. Um fato que o torna relevante foi ser um dos primeiros músicos a usar dois bumbos, inspirado pelo baterista de jazz Louie Bellson. A experiência com o jazz antes de se lançar no mundo do rock fez com ele elevasse o nível de outros músicos da levada mais pesada, tornando as apresentações mais elaboradas.

 

Ian Paice

A música é uma herança em sua vida, suas primeiras notas foram tocando violino quando era criança e a carreira de baterista começou na banda do pai nos anos 60, e ele tinha apenas 15 anos. Ao contrário de outros músicos que vão trocando de banda ao longo da carreira o britânico Ian Paice é atualmente único músico da formação original do Deep Purple, grupo de heavy metal e hard rock que toca desde 1968. O baterista ainda está na ativa e participou de todos álbuns, shows e projetos da banda, fazendo seu nome na história da música.

 

Você também pode ser um grande baterista

Esses são apenas alguns nomes que destacam a evolução musical e a influência que uma década tem na outra na cultura e na música. E mostra também que não basta talento, é preciso dedicação ao instrumento, técnica e muitas horas na bateria para se tornar um nome de referência na música.

Conta para nós qual é, na sua opinião, um baterista inesquecível, aquele cara em quem você se inspira e ouve tudo que ele toca. E aproveita para conhecer algumas técnicas de como executar viradas marcantes na bateria. Clique aqui para ler o post que ensina.

 

NOVIDADE!

Tudo o que você precisa conhecer e estudar para se tornar um grande baterista está no meu novo curso!

No curso Técnica de Caixa  eu vou desenvolver 3 bases:

  • HABILIDADE: Para que você tenha ambas as mãos, direita e esquerda, equilibradas.
  • RESISTÊNCIA: Para que você consiga tocar por mais tempo, sem se cansar.
  • VELOCIDADE: Para que você consiga tocar em alto nível de rendimento.

Quer saber mais detalhes? Clique aqui AGORA mesmo e descubra como se tornar um Baterista Inesquecível!